segunda-feira, 1 de março de 2021

Cia de Brincantes retorna diversão em março e em formato seguro para a criançada

Programação é gratuita em parques e praças de Campo Grande e traz pesquisador renomado Gandhy Piorski


É hora de voltar a brincar: o Projeto Cia de Brincantes convida a todos para uma temporada especial em Campo Grande. Serão realizadas atividades gratuitas que resgatam as brincadeiras tradicionais da infância, as mesmas que em anos anteriores lotaram de alegria e aprendizados as praças e parques da cidade.

Os encontros acontecem em dias de domingo entre 7 de março e 9 de maio na Capital, e claro, em formato que se adequa aos novos tempos: sem economizar cuidados para garantir a saúde de todos. Nesta edição de 2021, a diversão segue todas as normas de biossegurança estabelecidas pela legislação vigente do município.

Além das atividades ao ar livre, a programação conta com uma palestra magna e uma oficina com o renomado arte educador Gandhy Piorski, ao vivo, através da internet, entre 20 e 22 de maio. O convidado é pesquisador do universo infantil, nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação.

Como

Esqueçam as telas de televisão, celular ou tablet, os quartos fechados e vamos brincar. As atividades acontecem ao ar livre, em praças e parques fechados com número limitado de participantes, como prevêem as normas de biossegurança estabelecidas pelo município de Campo Grande, com distanciamento necessário.



Serão apresentados jogos populares e contação de histórias, brincadeiras tradicionais, brincadeiras cantadas, além de uma oficina de criação e confecção de brinquedos artesanais, muitos deles com materiais reaproveitados. Tudo isso orientado por um time de brincantes e arte educadores. 

Realização do Ateliê Ramona Rodrigues, o Projeto Cia de Brincantes é contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais 2019, da Secretaria de Turismo e Cultura de Campo Grande.

Brincar é importante

A iniciativa do projeto é de Ramona Rodrigues, que há mais de 35 anos atua em Campo Grande como atriz e diretora teatral, arte educadora e produtora cultural, criando e desenvolvendo ferramentas pedagógicas, brinquedos e objetos artesanais.

O Projeto Cia de Brincantes iniciou em 2013, para levar brincadeiras tradicionais, cantigas de roda, jogos populares e criação de brinquedos para quintais, praças, parques, escolas ou qualquer lugar onde se encontre os tesouros do mundo: as crianças.

Marque na agenda

Confira abaixo quando, onde e em que horário acontecem as atividades dos Brincantes em 2021:

- 7 de março e 11 de abril na Praça Ary Coelho, Centro
- 14 de março e 18 de abril na Praça Itanhangá, Itanhangá Park
- 21 de março e 25 de abril no Parque Jacques da Luz, Moreninha III
- 28 de março e 2 de maio no Parque Horto Florestal, Vila Carvalho
- 4 de abril e 9 de maio no Parque Tarsila do Amaral, Jardim Vida Nova

20 de maio palestra magna com o arte educador Gandhy Piorski com transmissão via Zoom
- 21 e 22 de maio “Oficina Prática” com o arte educador Gandhy Piorski com transmissão via Zoom

Os eventos ocorrem entre 15h e 18h, sempre aos domingos, com entrada gratuita e liberada para todas as idades. Não será  preciso se inscrever para participar, porém o uso de máscaras será obrigatório em todos os momentos do evento.

Confira mais informações em www.atelieramonarodrigues.com.br ou pelo Instagram @ciadebrincantes