segunda-feira, 19 de abril de 2021

Palestra e Oficina com o pesquisador Gandhy Piorski

O Projeto Cia de Brincantes convida o pesquisador e autor do livro ‘Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar’, Gandhy Piorski, para compartilhar seus conhecimentos através de dois eventos online gratuitos. 


O primeiro, no dia 21 de maio, será a palestra "A criança e seus propósitos de vínculo", seguido pela oficina nos dias 22 e 23 de maio, denominada "Criança e Matéria, Corpo e Resistência".



Sobre o convidado



Gandhy Piorski (Foto: Adriana Elias)


Gandhy Piorski nasceu em 1971 no município de Codó, no Maranhão, pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. Estuda o brincar e o brinquedo há mais de 20 anos e, no terreno das expressões plásticas discute as narrativas da criança, sua fantástica e seus artefatos, é consultor e idealizador de projetos que investigam uma pedagogia social contida nas linguagens das infâncias.

Por suas andanças Brasil afora, na busca por conhecer a criança brasileira, se deparou com a intimidade e o manejo que elas têm com os elementos da natureza. Saiba mais.



PROGRAMAÇÃO



PALESTRA: A criança e seus propósitos de vínculo 

21 de maio, às 19h de MS (20h de Brasília)


Como a criança opera com a construção de significados para dialogar com o mundo? Quem chega primeiro, o mundo na criança ou a criança no mundo? Quais substâncias compõem a expressão da criança?


OFICINA: Criança e Matéria, Corpo e Resistência

22 e 23 das 9 às 12h de MS (10 às 13h de Brasília)


A matéria é o primeiro filosofema da criança. Aí mora todo embrião de linguagem. Portanto, guardam-se valores constitutivos no encontro da criança com a matéria? As formas de expressar da criança têm o rastro de suas relações com materiais? Seu corpo e sonhos absorvem a vida da madeira, do barro, das cores?



> INSCREVA-SE!


A participação é aberta a todos e gratuita, basta realizar cadastro: clique aqui.


Obs.: A programação será transmitida online via Google Meet e o link de acesso será enviado no dia do evento para o e-mail do participante cadastrado.