segunda-feira, 24 de maio de 2021

Na Semana Mundial do Brincar, projeto de Campo Grande leva diversão para todo canto

Antes nas praças e parques, Cia de Brincantes está na internet com uma novidade a cada dia até o final de maio



O Projeto Cia de Brincantes comemora a Semana Mundial do Brincar 2021, entre 22 e segue e 30 de maio, e o Dia Mundial do Brincar, 28 de maio, com muita diversão em forma de vídeos: um diferente a cada dia, até o final do mês. O projeto, realizado pelo Ateliê Ramona Rodrigues e financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais da Prefeitura de Campo Grande (FMIC), começou ainda em março deste ano, nas praças e parques da Capital.


Com o agravamento da pandemia em todo o país, as atividades presenciais foram suspensas - mas a brincadeira é coisa séria e não pode parar! Foi então que a programação foi parar no mundo online, com brincadeiras, confecção de brinquedos, ciência, música e muito mais: tudo acessível gratuitamente pelo YouTube e disponível também em libras.


O Projeto Cia de Brincantes foi idealizado em 2013 por Ramona Rodrigues, que há mais de 35 anos atua em Campo Grande como atriz e diretora teatral, arte educadora e produtora cultural, criando e desenvolvendo ferramentas pedagógicas, brinquedos e objetos artesanais.


No último final de semana, o projeto promoveu palestra e oficinas online e gratuitas com o pesquisador Gandhy Piorski, pesquisador e autor do livro ‘Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar’. Piorski estuda o brincar e o brinquedo há mais de 20 anos, é consultor e idealizador de projetos que investigam uma pedagogia social contida nas linguagens das crianças, natureza e mais deste universo.


Semana Mundial do Brincar


O grupo campo-grandense fecha a edição 2021 justamente nesta semana de mobilização, idealizada pela Aliança pela Infância e que acontece desde 2010. Nesta edição, a semana quer despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular e tradicional.


Assim como a Aliança, a Cia acredita que neste momento de pandemia é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das "Casinhas das Infâncias", que dá nome ao tema da mobilização neste ano.


Quer saber mais?


Para conferir a programação completa do Projeto Cia de Brincantes, basta acessar o Instagram @ciadebrincantes ou o canal no YouTube do Ateliê Ramona Rodrigues. Mais informações: ciadebrincantes@gmail.com ou pelo WhatsApp (67) 99288-6766.